Sertãozinho - SP

Rua Epitácio Pessoa, nº 1.741 - Centro

Tel.:(16) 3946-2855

Santa Casa de Sertãozinho realiza primeiro Curso de Atenção Integrada ao AVC com sua equipe de Neurologia

Santa Casa de Sertãozinho realiza primeiro Curso de Atenção Integrada ao AVC com sua equipe de Neurologia

12/07/2023

Na manhã de sábado, dia 01 de julho, a Santa Casa de Sertãozinho realizou em seu Salão Nobre o primeiro curso relacionado a "Atenção Integrada ao AVC (Acidente Vascular Cerebral)", em parceria com sua equipe de Neurologia.

Direcionado a médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, auxiliares de laboratório, escriturárias e técnicos de Radiologia, o curso abordou temas importantes para preparar as equipes para novos rumos do tratamento do AVC no município de Sertãozinho. Os temas abordados envolvem pontos importantes desta nova etapa da assistência e da necessidade de integração e agilidade da atuação das equipes para que o objetivo seja alcançado, na redução de sequelas desta doença, sendo: “Introdução ao serviço integrado ao AVC", "Primeiro atendimento hospitalar", "Aplicação NIH Stroke Scale", "Exames Laboratoriais e de imagem" e "Trombólise".

As apresentações foram realizadas pelo Dr. Samuel Salomão Prado, Coordenador da Equipe de Neurologistas da Santa Casa de Sertãozinho: Dr. Gilberto Bento Magioni Jr., Dr. Pedro Iguatemy Lopes, Dr. Felipe Esposte Abritta (Neurofisiologista) e Dra. Vitória M. O.B. Lyra (Neuro vascular).

 As estatísticas nacionais e internacionais apontam o grande número de pessoas sequeladas por conta desta enfermidade e a dificuldade em se conseguir detectar um AVC no período em que é possível realizar o procedimento de Tromboembolia medicamentosa assegurando o desbloqueio circulatório (período de janela), que permite o retorno da irrigação evitando óbitos e sequelas permanentes que tanto oneram a rede pública, com graves consequências de ordem social à vítima e às suas famílias.

Este trabalho será desenvolvido pela equipe de neurologia com plantões semipresenciais e que apresentou protocolos, procedimentos, rotinas de treinamento envolvendo a importância da integração dos serviços para eficiência e processo do procedimento, sendo oportunamente estendido à UPA e SAMU de forma que o diagnóstico precoce permita êxito nas ações propostas. (Assessora de Imprensa e Comunicação da Santa Casa – Josiane Cunha)