Santa Casa de Sertãozinho realiza primeiro Curso de Atenção Integrada ao AVC com sua equipe de Neurologia
12/07/2023
Na manhã de sábado, dia 01 de julho, a Santa Casa de Sertãozinho realizou em seu Salão Nobre o primeiro curso relacionado a "Atenção Integrada ao AVC (Acidente Vascular Cerebral)", em parceria com sua equipe de Neurologia.
Direcionado a médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, auxiliares de laboratório, escriturárias e técnicos de Radiologia, o curso abordou temas importantes para preparar as equipes para novos rumos do tratamento do AVC no município de Sertãozinho. Os temas abordados envolvem pontos importantes desta nova etapa da assistência e da necessidade de integração e agilidade da atuação das equipes para que o objetivo seja alcançado, na redução de sequelas desta doença, sendo: “Introdução ao serviço integrado ao AVC", "Primeiro atendimento hospitalar", "Aplicação NIH Stroke Scale", "Exames Laboratoriais e de imagem" e "Trombólise".
As apresentações foram realizadas pelo Dr. Samuel Salomão Prado, Coordenador da Equipe de Neurologistas da Santa Casa de Sertãozinho: Dr. Gilberto Bento Magioni Jr., Dr. Pedro Iguatemy Lopes, Dr. Felipe Esposte Abritta (Neurofisiologista) e Dra. Vitória M. O.B. Lyra (Neuro vascular).
As estatísticas nacionais e internacionais apontam o grande número de pessoas sequeladas por conta desta enfermidade e a dificuldade em se conseguir detectar um AVC no período em que é possível realizar o procedimento de Tromboembolia medicamentosa assegurando o desbloqueio circulatório (período de janela), que permite o retorno da irrigação evitando óbitos e sequelas permanentes que tanto oneram a rede pública, com graves consequências de ordem social à vítima e às suas famílias.
Este trabalho será desenvolvido pela equipe de neurologia com plantões semipresenciais e que apresentou protocolos, procedimentos, rotinas de treinamento envolvendo a importância da integração dos serviços para eficiência e processo do procedimento, sendo oportunamente estendido à UPA e SAMU de forma que o diagnóstico precoce permita êxito nas ações propostas. (Assessora de Imprensa e Comunicação da Santa Casa – Josiane Cunha)