Sertãozinho - SP

Rua Epitácio Pessoa, nº 1.741 - Centro

Tel.:(16) 3946-2855

Santa Casa de Sertãozinho participa de mutirão de cirurgias eletivas do governo do estado de São Paulo

28/09/2022

O Governo de SP lançou, em maio deste ano um mutirão de cirurgias eletivas para suprir a demanda dos procedimentos represados na rede estadual por causa da pandemia.

Em todo o estado são 540 mil pessoas esperando uma cirurgia eletiva, aquela considerada menos grave. Para colocar essa fila em dia, o sistema de saúde estadual levaria cerca de dois anos. Mas a meta do governo paulista é zerar a fila em cinco meses, até outubro.

No total foram elencados 54 tipos diferentes de procedimentos, de sete especialidades, os que estavam com maior demanda para realização.

Na Santa Casa o mutirão começou em julho e o número de cirurgias saltou de 38 em junho para 68 em julho, ou seja, quase o dobro e em agosto conseguimos realizar 50, além das cirurgias de rotina e urgências. O movimento cirúrgico em horas de utilização, cresceu 37.5 % neste período.

Os pacientes estão sendo chamados pela Central de Regulação do Sistema Municipal de Saúde, após avaliação para certificar as condições para cirurgia é encaminhada a documentação da internação para a Santa Casa que junto da equipe médica e de acordo com a disponibilidade agenda o procedimento.

É importante lembrar que junto deste movimento estão as cirurgias de Urgência e Emergência – as que não há domínio de quantas vão surgir e muitas vezes interferem no agendamento das eletivas, que são as que podem ter a data alterada, apesar de também serem uma necessidade.

A Santa Casa apoia a iniciativa do Governo. “Nossa adesão neste movimento é mais uma oportunidade de mostrarmos ao poder público nossa importância dentro do sistema de saúde e como podemos colaborar na resolução das deficiências do SUS. Nessa situação específica, a fila das cirurgias eletivas se agravou principalmente nos períodos mais críticos da pandemia, quando centenas de procedimentos foram represados na rede estadual em decorrência da Emergência de Saúde Pública, então agora, o que pudermos fazer para contribuir para que essas cirurgias sejam realizadas o quanto antes, nós faremos”, explicou a Administradora da Santa Casa, Rita Montenegro.

Em Sertãozinho, 740 pessoas esperavam por uma cirurgia eletiva envolvendo outros procedimentos e cerca de 540 as que estão na abordagem da Resolução. Dessas, 156 foram realizadas até agosto e a previsão é que sejam feitas muitas mais até final de outubro quando findar o mutirão. “De qualquer forma os agendamentos seguirão para que possamos atender as demandas do município da melhor forma possível, apesar dos recursos para internação serem finitos, mesmo que fosse possível aumentar a produção nos faltariam leitos para digna acomodação dos pacientes”, finalizou Rita. (Assessoria de Imprensa e Comunicação – Josiane Cunha)