Santa Casa de Sertãozinho deve concluir instalação de 7 dos 10 novos leitos de UTI COVID a partir da próxima semana
14/04/2021
Os 10 novos leitos de UTI que estão sendo instalados na Santa Casa de Sertãozinho por solicitação da municipalidade estão em fase de conclusão.
Para conseguir instalar esses leitos, o hospital precisou desativar uma ala que era destinada a outros tipos de atendimentos e preparar a infraestrutura hospitalar adequada para UTI, como troca da rede de gases para suportar a pressão utilizada em respiradores, ampliar e revisar a rede elétrica e dobrar a capacidade de seu tanque de oxigênio.
Além disso, o hospital ainda precisou adquirir todos os equipamentos médicos necessários para cada um desses leitos, o que demanda tempo para conseguir a compra; questões para que o fornecedor entregue, uma vez que está havendo ampliação de leitos em todo o país, a procura por esses equipamentos é grande, automaticamente o tempo de espera para a entrega também.
Mas, mesmo aguardando processo de repasse de recursos da Prefeitura Municipal para aquisição desses equipamentos, a Santa Casa se adiantou e começou a fazer os pedidos desde o dia 15 de março, caso contrário, os respiradores seriam entregues após 60 dias do pedido. Com essa agilidade, o hospital conseguiu a entrega de 07 respiradores em até 30 dias, os quais chegaram nessa quarta-feira, dia 14 e os outros três para daqui até 20 dias. Portanto, a previsão é que na próxima semana, entre terça e quarta-feira, dias 20 e 21, sete dos 10 novos leitos de UTI COVID devem começar a funcionar. “É importante destacar que tudo o que estava ao nosso alcance foi feito, mas agora dependemos de prazos de entrega dos fornecedores e só conseguiremos colocar esses sete leitos em funcionamento se não houver atrasos nessas entregas. Estamos contando com que isso não aconteça, para não adiar o início dos atendimentos para essa nova ala. Caso não haja atrasos nas próximas entregas também, os outros três leitos devem começar a funcionar na primeira semana do mês de maio”, destacou a Administradora da Santa Casa, Rita Montenegro.
Tanque de Oxigênio
A Santa Casa possui um contrato de fornecimento de Oxigênio com a empresa White Martins, a qual fez a instalação de um novo tanque de oxigênio. Ele já entrou em funcionamento e tem o dobro da capacidade do antigo tanque, garantindo Oxigênio a todos os pacientes que precisam. (Assessoria de Imprensa e Comunicação da Santa Casa – Josiane Cunha)