Nota de esclarecimento
29/03/23
Superlotação leitos Santa Casa de Sertãozinho
A Santa Casa de Sertãozinho vem a público esclarecer que está com todos os seus leitos ocupados há vários dias, sendo 70% das internações destinadas a pacientes do Sistema Único de Saúde - SUS.
Sobre uma foto divulgada por uma munícipe, de um leito vago de pediatria, na manhã de hoje, trata-se de um leito cujo paciente havia acabado de ter alta médica e ele foi imediatamente higienizado para ser novamente disponibilizado para uma próxima internação. Acontece que o hospital tem toda uma rotina de limpeza a ser seguida e, após a preparação do leito, a informação é passada ao NIR – Núcleo Interno de Regulação, que disponibiliza a vaga ao sistema CROSS e o plantonista da UE – Unidade de Emergência aceita o próximo paciente seguindo critério médico. Hoje, porém, o plantonista estava atendendo um paciente com politrauma e outro que precisou de intubação, para, em seguida, aceitar o paciente que ocuparia o leito vago.
O hospital pede que os munícipes ou pacientes internados procurem entender o funcionamento e a rotina de limpeza e médica após uma alta antes de divulgar que há leitos vagos, ou que, em caso de divulgação, pelo menos, informe que o referido leito acabou de ser desocupado e está sendo preparado para uma nova internação.
Contamos com a compreensão de todos. (Assessoria de Imprensa e Comunicação da Santa Casa – Josiane Cunha)