Nota de esclarecimento Leitos vagos na pediatria - Santa Casa de Sertãozinho
28/04/2023
Sobre uma publicação feita em uma rede social, por uma mãe, após a internação de seu filho, de que havia vários leitos vagos na enfermaria pediátrica, a Santa Casa de Sertãozinho vem a público esclarecer que está com todos os seus leitos de pediatria destinados ao Sistema Único de Saúde – SUS ocupados, representando 75% das internações, 15% a mais do que a obrigatoriedade que é atender 60% de pacientes vindos do SUS e que os três leitos vagos são destinados ao atendimento de pacientes oriundos de convênios e particulares.
É importante ainda ressaltar que, somente ontem, até às 22 horas, a Santa Casa recebeu 9 pacientes para internação, vindos do SUS, todos devidamente acomodados e recebendo os mesmos atendimentos prestados com excelência pelos colaboradores, sem nenhum tipo de diferenciação.
O hospital pede que os munícipes, pacientes internados ou acompanhantes procurem se informar sobre a existência ou não de leitos vagos, assim como sua destinação, antes de divulgar uma informação errônea, que em nada contribui para os serviços prestados pelo hospital.
Novamente, é importante esclarecer que a Santa Casa não é um hospital público. A instituição faz atendimentos públicos, como já explicado, acima da obrigatoriedade de 60% e o restante dos leitos, que poderiam ser 40%, mas nunca são, pois como citado, os atendimentos SUS sempre ficam em torno de 75% são destinados à convênios e particulares. Hoje, por exemplo, apenas 25% dos leitos existentes estão destinados a esse público.
É importante que a população entenda essa informação e saiba fazer essa diferenciação antes de repassar informações erradas. Contamos com a compreensão de todos. (Assessoria de Imprensa e Comunicação da Santa Casa – Josiane Cunha)