Na mídia: Urologista da Santa Casa fala sobre a campanha “Novembro Azul” durante entrevista à STZ TV e Rádio Total FM
22/11/2018
Na tarde de quarta-feira, dia 21, o médico Urologista da Santa Casa, Dr. João Sérgio de Carvalho concedeu uma entrevista ao repórter Décio Agostinho da Rádio Total FM e STZ TV sobre a campanha “Novembro Azul”. A entrevista foi ao ar nos jornais das respectivas emissoras nesta quinta-feira, dia 22.
Durante a entrevista, Dr. Carvalho explicou que durante este mês, acontece em todo o país a campanha Novembro Azul que tem por objetivo alertar a população masculina para os cuidados que deve ter com a saúde de forma integral. A proposta do Instituto Lado a Lado pela Vida, que coordena a ação, é mobilizar os homens para conhecerem mais sobre sua saúde, em diferentes fases da vida. Criada em 2011, a campanha, originalmente, visa orientar a população masculina sobre o câncer de próstata. A doença figura como o segundo tipo de câncer mais comum entre homens, com mais de 13 mil mortes anuais uma a cada 40 minutos. Não há alternativa: para não ser vencido pelo câncer de próstata, o homem deve se consultar anualmente com o urologista, mesmo quando não há suspeita da doença. A visita ao médico deve acontecer a partir dos 50 anos, idade que cai para 45 para quem tem histórico da patologia na família.
Segundo especialistas, a causa do câncer de próstata ainda não é conhecida, o que dificulta a definição de medidas de prevenção. Por outro lado, há diferentes formas de tratamento, que têm maior chance de funcionar quando o problema é descoberto em seu estágio inicial. Por isso, a campanha do novembro azul mostra as formas de se evitar a fase avançada do câncer de próstata. Esse tipo de câncer pode causar metástase, que é a dispersão para diversas partes do corpo pela corrente sanguínea, e levar o paciente à morte. Na fase inicial, a opção de tratamento é a chamada vigilância ativa, com exames a cada trimestre para verificar a progressão ou não do tumor. Nas situações mais graves, as alternativas são radioterapia, retirada da próstata ou bloqueio hormonal. Em estágio avançado do câncer de próstata, o paciente pode ter retenção de urina e até urinar sangue. Outros sintomas próprios dessa fase são urinar com frequência maior do que a normal, levantando mais de três vezes à noite, por exemplo; e dor nos testículos. Feridas no pênis e dificuldades de ereção também podem ser sinais da doença.
Em Sertãozinho, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou o acolhimento nas UBSs, de modo que os enfermeiros têm abordado os pacientes nas salas de espera, divulgando a campanha e oferecendo a realização dos exames de PSA, colesterol e diabetes, já que as duas últimas, são doenças crônicas que, em geral, são descobertas tardiamente no público masculino. Além disso, eles reforçam a importância da consulta anual com o urologista, após os 50 anos de idade. Este acolhimento é direcionado, principalmente, para os homens na faixa etária dos 50 anos. Além disso, durante o mês de novembro, todos os homens a partir de 50 anos (sem histórico da doença na família), e a partir dos 45 (com histórico familiar), podem procurar espontaneamente as UBSs, para solicitar esses três exames, que são gratuitos. Basta procurar pelo enfermeiro responsável pela unidade. (Assessoria de Imprensa e Comunicação – Josiane Cunha)