Sertãozinho - SP

Rua Epitácio Pessoa, nº 1.741 - Centro

Tel.:(16) 3946-2855

Dez novos leitos de UTI COVID da Santa Casa de Sertãozinho entram em funcionamento na terça-feira

22/04/2021

A Santa Casa de Sertãozinho está finalizando a instalação dos 10 novos leitos de UTI Covid e a ala entrará em funcionamento a partir de terça-feira, dia 27. Os equipamentos dos 10 novos leitos já chegaram e estão sendo instalados. A escala da equipe médica responsável por essa nova ala só foi possível a partir desta data. “É importante destacar que tudo o que estava ao nosso alcance foi feito e todas as instalações estão em fase final. A equipe médica já organizou a escala e os atendimentos começam, em definitivo, na terça-feira, dia 27 para os 10 leitos”, destacou a Administradora da Santa Casa, Rita Montenegro.

 

Preparação para novos leitos

Para conseguir instalar esses leitos, o hospital precisou desativar uma ala que era destinada a outros tipos de atendimentos e preparar a infraestrutura hospitalar adequada para UTI, como troca da rede de gases para suportar a pressão utilizada em respiradores, ampliar e revisar a rede elétrica e dobrar a capacidade de seu tanque de oxigênio.

Além disso, o hospital, em parceria com a Prefeitura Municipal com investimento de recursos próprios e algumas doações, ainda precisou adquirir todos os equipamentos médicos necessários para cada um desses leitos, o que demanda tempo para cotações/compra, considerando as questões de logística, uma vez que está havendo ampliação de leitos em todo o país, a procura por esses equipamentos é grande, automaticamente o tempo de espera para a entrega também, do contrário poderia estar pronta antes.

O mesmo ocorre com a contratação de médicos especialistas na área que também estão escassos, pelo grande número de leitos que foram ampliados na região.

 

Tanque de Oxigênio

A Santa Casa possui um contrato de fornecimento de Oxigênio com a empresa White Martins, a qual fez a instalação de um novo tanque de oxigênio. Ele já entrou em funcionamento e tem o dobro da capacidade do antigo tanque, garantindo Oxigênio para mais esta ala do hospital que possui demandas diferenciadas de consumo. (Assessoria de Imprensa e Comunicação da Santa Casa – Josiane Cunha)