Bebês da UTI Neo Natal da Santa Casa recebem doação de polvos de crochê do CCI
25/03/2019
Os bebezinhos da UTI Neo Natal da Santa Casa de Sertãozinho foram agraciados com presentes neste mês de março. Eles ganharam polvos de crochê feitos e doados pelas idosas que frequentam o CCI – Centro de Convivência do Idoso, que se dedicaram em aprender como é feito o polvo e colocaram uma pitada de amor em cada ponto de crochê que o compõe.
A iniciativa partiu da própria Santa Casa que, após ter implantado o “Projeto Octo”, que consiste em polvos de crochê que prometem melhorar os sistemas respiratório e cardíaco do recém-nascido precisa constantemente de polvos, pois eles são entregues aos bebês após terem alta médica da UTI Neo Natal devido ao vínculo afetivo que é criado. Como o hospital estava sem polvos, o provedor, Sr. José Carlos Simões pediu ajuda ao CCI que prontamente atendeu à solicitação.
Na tarde de quinta-feira, dia 21, as idosas fizeram a entrega de 10 polvos à Santa Casa e tiveram a oportunidade de conhecer os bebezinhos que iriam recebê-los. Elas ficaram emocionadas com a visita e por saber que contribuíram para a melhora deles com a confecção dos polvos. A Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Tatiane Guidoni também participou da entrega dos polvos e adiantou que tem mais 30 em produção para serem entregues nos próximos dias. O trabalho é voluntário, sendo que, alguns rolos de linha foram doados pelas próprias alunas e outros por funcionários da Secretaria de Assistência Social.
A enfermeira supervisora da UTI Neo Natal, Cristiane Sanchez Lucato explicou a importância dos polvos às idosas. “Os bebês interagem com eles, os abraçam, fazem carinho e realmente apresentam melhoras no sistema respiratório e cardíaco. Eles seguram os tentáculos como se fosse o cordão umbilical. É muito lindo e emocionante de se ver, além da felicidade dos pais que se sentem mais acolhidos vendo esse gesto de humanidade e amor com seus filhos, tendo a certeza que são muito bem cuidados, com imenso zelo, dedicação e principalmente amor”, contou.
O provedor da Santa Casa, José Carlos Simões também ficou bastante emocionado com este belo gesto e agradeceu em nome do hospital. “A importância desse Projeto e dos polvos para a melhora dos bebês é imensa e é muito gratificante ver como há uma ‘conexão’ imediata entre o bebê e o polvo ao serem colocados bem próximos. É um gesto muito humano, lindo e emocionante. Nós, da Santa Casa somos extremamente gratos à vocês por terem atendido nossa solicitação e agora nos fazerem essa maravilhosa doação. Até me faltam palavras para enobrecer esse gesto sem igual. Mais uma vez, o nosso muito obrigado”, destacou Sr. Simões.
Os polvos são doados aos bebês ao terem alta médica da UTI Neo devido ao vínculo afetivo criado durante o tempo de internação.
Quem puder e quiser fazer doações para a Santa Casa pode ir pessoalmente até lá ou ligar no 3946-2855 e falar com as Assistentes Sociais. (Assessora de Imprensa e Comunicação da Santa Casa – Josiane Cunha)