Sertãozinho - SP

Rua Epitácio Pessoa, nº 1.741 - Centro

Tel.:(16) 3946-2855

Você sabe o que é colesterol? E triglicérides? A nutricionista da Santa Casa de Sertãozinho explica

Nádia Martelli, nutricionista da Santa Casa de Sertãozinho explica sobre a relação entre a alimentação e o colesterol e triglicérides. Aprenda como manter essas substâncias dentro dos níveis essenciais para o bom funcionamento do organismo Nádia Martelli, nutricionista da Santa Casa de Sertãozinho explica sobre a relação entre a alimentação e o colesterol e triglicérides. Aprenda como manter essas substâncias dentro dos níveis essenciais para o bom funcionamento do organismo

14/09/2017

Colesterol e triglicérides, quando em excesso no organismo trazem riscos à saúde, mas são essenciais para o bom funcionamento do mesmo, desde que na medida certa. Grande parte do colesterol e do triglicérides é "fabricada" naturalmente pelo fígado. No caso do colesterol 70% são fabricados pelo fígado e algumas pessoas mesmo realizando dieta balanceada e exercícios físicos têm dificuldades para controlá-lo, porque possuem fatores genéticos que contribuem para o colesterol alto, já os triglicerídeos são mais facilmente controlados quando a alimentação é saudável e a atividade física faz parte da rotina.

Você quer saber um pouco mais sobre eles? A nutricionista da Santa Casa de Sertãozinho, Nádia Martelli ensina, acompanhe.

 

Colesterol

“É um tipo de gordura produzida pelo fígado e também proveniente de alimentos de origem animal, como carnes e laticínios. O colesterol é transportado por duas lipoproteínas, LDL e HDL. O LDL é popularmente conhecido como "mau colesterol" porque seu excesso no sangue associa-se à doença das artérias coronárias, pois a LDL deposita o excesso de colesterol na parede das artérias provocando a formação de placas gordurosas que estreitam os vasos e podem impedir a circulação do sangue. Estas placas de aterosclerose dificultam a passagem do sangue e podem levar à isquemia do músculo cardíaco (sofrimento do coração por falta de sangue e oxigenação adequada). A isquemia pode provocar dor no peito (angina) e também um coágulo onde está situada a placa, que poderá bloquear completamente a passagem do sangue originando o temido infarto.

As HDL lipoproteínas, ou "bom colesterol" removem o colesterol da parede das artérias, levando-o de volta ao fígado, este fato explica porque este colesterol é dito como bom. Quanto maior sua concentração no sangue, maior a proteção contra o excesso de colesterol e a doença aterosclerótica”.

 

Triglicérides

“São um tipo de gordura que quando em excesso no sangue (acima de 150 ml/dL em jejum), aumenta o risco de doenças cardiovasculares e pancreatite. Quando a quantidade de triglicérides está elevada, eles são armazenados nos tecidos adiposos (tecidos gordurosos). Quando você desenvolve aquelas gordurinhas pelo corpo, como nos quadris, costas ou barriga, você está na verdade armazenando os triglicérides que estão em excesso”.

 

Principais diferenças entre colesterol e triglicérides

“Os triglicérides são a principal gordura originada da alimentação e são utilizados para criar energia, por exemplo, se você não se alimenta, seu organismo utilizará seus triglicerídeos para produzir a energia que precisa, já o colesterol é utilizado para importantes funções corporais, como auxiliar na digestão e produzir hormônios.

O colesterol é afetado pela quantidade de gordura que você consome e os triglicerídeos são afetados pela quantidade de calorias, ou seja, a ingestão excessiva de alimentos que contenham carboidratos, gorduras e álcool, favorece o aumento de triglicerídeos.

Os níveis de triglicerídeos estão mais relacionados à alimentação em comparação aos níveis de colesterol, algumas pessoas que possuem fator genético para colesterol alto, mesmo seguindo dieta balanceada, praticando atividade física e mantendo peso ideal necessitam de medicação para manterem os níveis estáveis, mas existem muitos casos que a alimentação saudável pobre em colesterol aliada a atividade física, resolvem o problema.

Uma dieta balanceada a base de alimentos naturais, como frutas, legumes e verduras em conjunto a atividade física será muito eficaz para controlar os triglicérides no organismo”.

 

Alimentação ideal

“O colesterol é uma substância que integra as células do corpo, então podemos entender claramente que os alimentos de origem animal são ricos em colesterol, já os alimentos de origem vegetal são pobres em colesterol. Para diminuir o colesterol devemos restringir as gorduras trans, quaisquer gorduras vindas de alimentos industrializados e priorizar as gorduras benéficas, como o azeite de oliva, o abacate, as castanhas a gordura dos peixes. Como mencionado acima, para controlar triglicérides, devemos fazer consumo moderado e equilibrado de calorias ingeridas ao dia, principalmente vindas de carboidratos.

A dieta deve contribuir para nossa saúde e plenitude de vida!

O mais natural possível: rica em fibras, já que estas além de não fornecerem calorias, diminuem a absorção do colesterol, das gorduras, dos açúcares e causam sensação de saciedade prolongada, baseada em alimentos naturais, como frutas, verduras, legumes, grãos, cereais integrais, ovos, carnes magras como frango, peixe, pobre em produtos industrializados, tais quais bolachas, bolos, alimentos enlatados, margarinas, óleos de cozinha, exceto o azeite de oliva, que usado de forma moderada é benéfico (o azeite extra virgem deve ser embalado em vidro escuro e ser prensado a frio). Não consuma refrigerantes, sorvetes, embutidos como salames, presunto, mortadela, peito de peru, bebidas açucaradas como sucos industrializados, refrigerantes e bebidas alcoólicas”.

 

Faça atividade física!

“Exercícios físicos protegem o coração, enrijecem os músculos, aumentam o condicionamento, ajudam perder peso, diminuem a circunferência abdominal, diminuem os níveis de triglicérides e auxiliam no controle do colesterol, diminuindo os níveis de LDL, o colesterol ruim e aumentando o HDL o colesterol bom. A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda a prática de 30 minutos de atividade física em cinco ou mais dias por semana. Esta quantidade deverá ser aumentada gradativamente para que os efeitos sejam mais efetivos. Falsos magros podem ‘esconder’ gordura corporal: de acordo com informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), os riscos de complicações da saúde aumentam quando os valores da circunferência abdominal são maiores que 80 cm, no caso das mulheres, e maiores que 90 cm, em homens”.(Assessoria de Comunicação - Josiane Cunha)